Gastronomia da Freguesia de Alcórrego

O turista que passar pela freguesia de Alcórrego não poderá partir sem degustar um dos pratos típicos da região, dos quais se destacam as Migas de Espargo e Ensopado de Borrego.

Migas de Espargo

Ingredientes:
Espargos
Alho
Louro
Vinagre
Pão moído
Carne de alguidar frita
Ovos

Preparação:
Num tacho, coloca-se algumas colheres de molho de carne frita, o louro e os alhos migados e deixa-se alourar. Em seguida, adicionam-se os espargos já cozidos, sal e vinagre e deixa-se refogar.
Quando estiver refogado, deita-se água, o pão moído, os ovos e mexe-se bem até fazer uma bola. Serve-se com carne frita e rodelas de laranja.


Ensopado de Borrego

Ingredientes:
2 kg das costelas e pescoço do borrego
Banha / azeite
Louro
1 Cebola média
2 Dentes de alho
1 Colher de sopa de colorau
Vinho branco
Cravinho a gosto
2 kg de batatas

Preparação:
Num tacho, coloca-se carne cortada em pedaços, a cebola, o alho picado, o louro, a banha, o azeite, o colorau, o cravinho, o sal e o vinho branco.
Deixa-se refogar.
Em seguida deita-se água para que a carne coza e, quando esta estiver cozida junta-se, por fim, as batatas cortadas aos quartos. Serve-se numa tigela de barro funda, com pão migado.



No âmbito da doçaria tradicional, o destaque vai para as tigeladas e a Sericáia.

Tigeladas

Ingredientes:
12 Ovos inteiros
500 gr de açúcar
1 Litro de leite

Preparação:
Junta-se o açúcar com os ovos inteiros e o leite e bate-se tudo muito bem. Coloca-se num prato de barro e leva-se ao forno a cozer.
Serve-se frio e polvilha-se com canela.


Sericáia

Ingredientes:
12 Ovos
1 Litro de leite
500 gr de açúcar
150 gr de farinha
Sal
1 Pau de canela
1 Casca de limão

Preparação:
Ao lume, faz-se um creme com o leite, a farinha, o açúcar, o pau de canela, a casca de limão e uma pitada de sal.
Retira-se do lume, deixa-se arrefecer um pouco e junta-se as gemas dos ovos. Quando estiver bem frio, adiciona-se as claras em castelo.
Deita-se num prato de barro, polvilha-se com canela e vai ao forno a cozer em lume forte.




Gastronomia da Freguesia de Maranhão

Açorda Alentejana

Ingredientes:
Um molho de coentros
Alho (4 a 6 dentes)
Sal q.b.
2 a 3 colheres de sopa de azeite
Pão duro
4 ovos

Preparação para 4 pessoas:
Coloca-se tudo numa terrina, rega-se com azeite e acrescenta-se o sal necessário. De seguida coloca-se a água a ferver e escalfa-se os ovos. No final entorna-se a água fervida e os ovos escalfados na terrina. Junta-se pão cortado aos pedaços. Serve-se bem quente.


Leite-creme

Ingredientes:
Leite de meio gordo 1 litro
Gemas de ovo 6 unidades
Açúcar branco 400g
Limão (casca) q.b.
Canela em pau q.b.
Canela em pó q.b.

Preparação:
Leve 1 litro de leite ao lume, juntamente com o pau de canela e as cascas de limão, até ferver. À parte, junte o açúcar com as gemas. Verta sobre o preparado o restante leite frio, aos poucos e mexendo sempre, seguindo ao leite quente. Leve ao lume em banho-maria, sem parar de mexer até engrossar. Tiro do calor e elimino a canela e as cascas de limão. Transfira para o recipiente onde, vai servir, polvilhe com açúcar e queime com um utensílio próprio ou decore com canela em pó.


Atum com Feijão-frade

Ingredientes:
Atum de conserva
480g Feijão-frade
Cebola crua e coentros
Azeite 12ml
Vinagre q.b.
Ovo 4 unid.

Preparação para 4 pessoas:
Levar ao lume num tacho o feijão-frade, até ferver. Escorrer a lata de atum. Numa travessa colocar: o feijão-frade, o ovo picado e o atum. Misturar tudo, adicionar azeite e vinagre e colocar cebola e coentros picada à disposição.


Boleima Alentejana

Ingredientes:
500 g de farinha
200 g de açúcar amarelo
3 ovos inteiros
2 dl de azeite ou óleo
2 dl de leite c/ café ou só leite ou só café
raspa de limão (facultativo)
1 colher de café de fermento em pó

Preparação:
Mistura-se tudo muito bem, depois bate-se com a mão de modo a envolver, e fazer uma massa homogénea e compacta. Unta-se previamente um tabuleiro com óleo ou azeite, e deita-se a massa. Seguidamente com as costas de uma faca como que vincando, dá-se uns golpes na massa superficialmente não profundos.
Primeiro efectua-se o corte ao alto; depois o corte atravessado. Em seguida, espalha-se por cima açúcar amarelo e canela de modo a cobrir a superfície da massa no total.
E vai ao forno quente, cerca de 40 minutos mais ou menos, até estar alourado, para melhor verificação da cozedura da massa espetasse-lhe um palito e se este sair seco está no ponto.


Caldeirada de Peixe da Ribeira

Ingredientes:
Peixe a gosto: Barbo, Achigã, Bogas, Percas, Pardelha, Bordalo, Carpa
Poejos
Hortelã da ribeira
Folhas de cebola
Tomate
Pimentos
Azeite
Alho
Batatas
Pão
Água

Preparação:
Corta-se o peixe em pedaços pequenos, juntam-se todos os temperos com as batatas às rodelas e água até tapar o peixe e põe-se a cozer. Espera-se 15 minutos, prova-se de sal e serve-se numa terrina com pão duro cortado às fatias.


Cozido de Grão à Alentejana

Ingredientes:
250 g de grão
100 g de cenouras
250 g de batatas
250 g de feijão verde
1 fatia de abóbora menina
300 g de carne de borrego
100 g de toucinho
1 chouriço (linguiça)
1 farinheira branca
1 morcela
200 g de pão caseiro
sal
hortelã

Preparação:
Põe-se de molho o grão em água de um dia para o outro. Coze-se o grão na panela de pressão. Depois, noutra panela, põe-se as carnes e os enchidos a cozer, mais ou menos 1 hora.
Depois das carnes estarem cozidas, tira-se um pouco de água das carnes onde vão cozer as batatas cortadas aos quartos, a cenoura, o feijão verde e a abóbora menina e junta-se o grão e um pouco de água do grão. Põe-se a hortelã para dar gosto.
À parte, corta-se as carnes e servem-se numa travessa. Corta-se o pão caseiro às fatias e põe-se numa terrina a hortelã e o caldo por cima. Este caldo com o pão come-se juntamente com as carnes.


Feijão com Couve

Ingredientes:
Feijão Catarino
Couve Lombarda
Batata
Sardinhas/ Petinga
Azeite, alho, louro, coentros, colorau, sal e água qb.

Preparação:
Coze-se o feijão. Miga-se a couve miudinha, e coze-se juntamente com as batatas. Depois de cozidas, escorre-se a couve e esmagam-se as batatas grosseiramente com um garfo. Adiciona-se um pouco de azeite, os coentros, o alho, o louro, colorau e o sal e água qb. .
Pode ser servido como sopa ou então com pão caseiro cortado às fatias.
Para acompanhar, asse umas sardinhas na brasa ou petinga no forno.


Serradura

Ingredientes:
Nata 2 pacotes
Leite condensado 1 lata
Bolacha Maria 1 pacote

Preparação:
Bater bem as natas.
Juntar a lata de leite condensado e mexer muito bem. Juntar as bolachas trituradas, misturar bem.
Dispor em taças, alternando com a mistura preparada e bolacha ralada.
Levar ao frigorífico até ganhar consistência.


Pezinhos de Coentrada

Ingredientes:
8 pezinhos de porco
100 gr. de banha
2 molhos de coentros
2 folhas de louro
8 dentes de alho
3 colheres de farinha
1 dl de vinagre
sal

Preparação:
Arranjam-se muito bem os pés de porco e abrem-se ao meio. Salgam-se durante dois ou três dias. Depois de limpos de sal, cozem-se muito bem. Escolhem-se as folhas dos coentros e pisam-se num almofariz, juntamente com os alhos e o sal. Num tacho derrete-se a banha e alouram-se ligeiramente os condimentos que foram pisados no almofariz, assim como as folhas de louro. Em seguida, colocam-se os pézinhos de porco com um pouco de água onde foram cozidos. A água deverá ser passada por um passador de rede fina. Deixa-se apurar um pouco, para depois se acrescentar a farinha e o vinagre, previamente misturados. Acompanha com pão frito.


Bacalhau com todos

Ingredientes:
Bacalhau demolhado
4 Batatas grandes
4 Ovos
Grelos de couve
Grão-de-bico
Alho 4 dentes, cebola, colorau, salsa, sal, pimenta, azeite e vinagre

Preparação:
Ponha o grão (que deve ter estado de molho desde a véspera)a cozer. Tempere com sal só quase no fim da cozedura. Entretanto, descasque as batatas e escolha os grelos e a salsa e lave. Coza as batatas, os grelos e os ovos. Coza o bacalhau durante 10 minutos. Entretanto, descasque e pique a cebola, os alhos, e a salsa e coloque em tacinhas assim como o colorau, separando os ingredientes, de acompanhamento. Depois de tudo cozido componha uma travessa com "todos" e sirva com o azeite e o vinagre à parte, assim como todos os ingredientes de acompanhamento.


Bolo Podre

Ingredientes:
6 Ovos
2,5 dl de mel
2 ,5 dl de azeite
250 g de açúcar
1/2 Colher de sopa de canela
350 g de farinha
1 Colher de chá de fermento em pó
1 Limão
Azeite ou banha q.b.

Preparação:
Deitam-se numa tigela o mel, o azeite, o açúcar e a raspa da casca de limão e batem-se até se obter um preparado esbranquiçado. Em seguida junta-se a canela e as gemas uma a uma, batendo bem entre cada adição. Entretanto, tem-se as claras batidas em castelo bem firme, que se juntam ao preparado anterior, alternando com a farinha previamente peneirada com o fermento. Deita-se a massa numa forma grande untada com banha ou com azeite e leva-se a cozer em forno moderado. Durante os primeiros 20 minutos de cozedura, convém tapar o bolo com um papel pardo untado com banha. Este bolo tem que ser muito batido.


Licor de Poejo

Ingredientes:
1 Ramo de poejos
8 dl de água ardente
800 gr de açúcar
7,5 dl de água

Preparação:
Lave os poejos, ponha-os numa garrafa com a vodka. Deixe ficar durante 15 dias, agitando de vez em quando. Faça uma calda com o açúcar e a água, deixando ferver. Coe a vodka e adicione-a à calda já morna. Depois de frio passe por filtros de papel, guarde em frascos bem fechados num local escuro durante 30 dias.


Sopa de Tomate

Ingredientes:
Toucinho, Morcela, Chouriço, Farinheira
Cebola
Tomate
Louro
Sal
Orégãos
Ovos e Knorr
7,5 dl de água.

Preparação:
Numa frigideira, fritam-se todas as carnes, cortadas às rodelas finas.
Depois no "pingo" que a carne produz ao fritar, adiciona-se bastante cebola cortada às rodelas, tomate corto aos pedaços, dois dentes de alho e louro. Refoga-se, até obter um caldo grosso. Junta-se água, sal e um caldo Knorr. À parte batem-se três/quatro ovos e adiciona-se ao preparado. Adiciona-se também ovos a gosto para cozerem.
No final, junta-se orégãos a gosto. Serve-se com pão às fatias ou frito.


 

NIKE AIR HUARACHE CHAUSSURES,AIR JORDAN 23,AIR JORDAN 11 RETRO SCHUHE,AIR JORDAN 29,AIR JORDAN 2 MEN,Air Jordan 3.5 Homme
NIKE AIR HUARACHE CHAUSSURES,AIR JORDAN 23,AIR JORDAN 11 RETRO SCHUHE,AIR JORDAN 29,AIR JORDAN 2 MEN,Air Jordan 3.5 Homme
NIKE HYPERVENOM PHELON TF,NIKE INTERNATIONALIST WOMEN CHAUSSURES,NIKE KYRIE 3,NIKELAB AIR ZOOM LWP,NIKE LEBRON 13 NIEDRIG,NIKE LEBRON 14